Como verificar se a autoclave está esterilizando22 novembro 2021

 

Diariamente recebemos algumas dúvidas a respeito do processo de esterilização em autoclaves, e uma muito comum é:  como saber se a autoclave está esterilizando os equipamentos corretamente, por isso, criamos este conteúdo para mostrar um passo a passo para testar se a autoclave está esterilizando corretamente os materiais.

Lembrando que a comprovação de eficiência no processo de esterilização é uma exigência da ANVISA e é recomendado que o teste seja feito pelo menos 1 vez por semana, ou se a sua demanda de ciclos de esterilização for muito alta, a verificação pode acontecer até 1 vez ao dia. Outro detalhe muito importante, é que você deve ter um registro comprovando os resultados dos testes feitos, para evitar problemas com a vigilância sanitária.

 

Existem duas maneiras de realizar o teste de esterilização, que são: através dos Indicadores biológicos ou por meio dos Registros Químicos, neste conteúdo te mostraremos como realizar o teste com os indicadores biológicos.


Como realizar o teste de esterilização em autoclave utilizando indicadores biológicos

 

  • O que são indicadores biológicos

Os indicadores biológicos oferecem maior confiabilidade ao processo pois eles conseguem provar que todos os microrganismos foram mortos durante a autoclavagem.
Ele faz isso utilizando uma população de esporos bacterianos que são resistentes ao calor e eles eles ficam separados do meio de cultura (roxo) pela ampola de vidro, como indicado na imagem abaixo.

1
Separe duas ampolas do indicador biológico do mesmo lote. 1 ampola chamaremos de teste e a outra denominaremos de controle. Coloque ambas na mini incubadora ALT e deixe agir.

2
Pegue uma das ampolas que estava na Mini incubadora ALT (essa que chamaremos de Ampola Teste) e a coloque em um envelope dentro da autoclave, já configurada com o ciclo padrão e espere até que o ciclo seja completado.

Ao final do ciclo de esterilização, aguarde 15 minutos para o resfriamento. Em seguida abra o envelope e pegue a ampola teste autoclavada.  

 

4               

Introduza 1/3 da ampola teste dentro da mini incubadora para ativá-la, dobre a parte de plástico flexível da ampola. Isso resultará na quebra do vidro interno, isso fará com que o meio de cultura  tenha contato com os esporos bacterianos. Atenção,  cuidado para não romper a parte plastica.

 

5       

Segure a ampola conforme demonstrado na imagem abaixo e dê um peteleco na parte inferior, para descolar essa região do tubo. Certifique-se que o meio de cultura roxo impregnou totalmente na fita com os esporos das bactérias. A parte de cima da ampola possui um filtro hidrofóbico (que não absorve água), e esse filtro não pode ser molhado, cuidado também, para não agitar muito a ampola.

     

6

Repita a mesma operação do item 05 na ampola de controle (que não foi autoclavada) repita o processo desde o ítem 04.

7

Depois, coloque as duas ampolas (teste e controle) na mini incubadora ALT por 48 horas

Faça uma leitura inicial com 12 horas, depois com 24h, 36h e finalize com 48 horas a leitura final;
Observação: caso a ampola teste apresente a cor amarelada em algum momento, interrompa o equipamento e siga as instruções de uso contidas na bula do indicador biológico.


Como interpretar o resultado do teste

OBSERVE QUE APÓS A ESTERILIZAÇÃO O INDICADOR QUÍMICO DO RÓTULO DA AMPOLA TESTE DEVERÁ MUDAR DE ROSA PARA MARROM ESCURO/PRETO.

O resultado esperado é que o teste permaneça roxo, e o controle fique amarelo. Isto indica que na ampola teste os microrganismos foram incapazes de se reproduzir, enquanto que na ampola controle foram capazes de se reproduzir. Deduz-se que a esterilização foi efetiva.

                       

RESULTADO REPROVADO

   

Se as ampolas teste e controle ficarem na cor amarela após a incubação, indica que houve crescimento bacteriano em ambas. Isto pode ser devido à necessidade de manutenção da autoclave, ou que foram colocados muitos pacotes, impedindo a circulação a circulação do vapor e dificultando a esterilização. Conclui-se que a esterilização não foi efetiva.

 

RESULTADO APROVADO

 No caso das ampolas teste e controle ficarem roxas após a incubação, indica que não houve crescimento bacteriano. Uma das possibilidades é a incubadora estar precisando de manutenção, ou ter ocorrrido uma falha do transporte/armazenamento ou na fabricação do indicador biológico.

Verifique se a ampola controle foi corretamente ativada, passos  4 e 5. Neste caso não se pode afirmar se ocorreu ou não a esterilização.

                   

Faça o registro dos testes

Como dissemos no início do conteúdo, é obrigatório que você tenha um registros dos testes realizados, para comprovar para a vigilância sanitária que seus materiais são esterilizados.
Indicamos que você tenha um caderno só para isso, que conste a data da realização do teste, a etiqueta da ampola e a assinatura do responsável pelo teste. A ALT desenvolveu um manual de registro de testes de esterilização, ele também contém um passo a passo de como realizar os testes usando o método de controle biológico e químico, você pode baixá-lo gratuitamente AQUI.

Veja o passo a passo de como realizar o registro dos testes e o descarte correto do lixo.
1
Retire a etiqueta da ampola e cole-a no livro de registros, ou nas instruções de uso (verso da bula) do indicador biológico. Anote o resutado referente a cada ampola no espaço correspondente .

2

Complemente a sua monitoração utilizando pelo menos um indicador químico Emulador classe 6 diariamente. Neste caso, faça o arquivo da monitoração biológica e química no próprio livro indicador que acompanha este produto.

3

Arquive em pasta toda a documentação de monitorização da esterilização. Anexe uma fotocópia das notas fiscais de manutenção do equipamento no livro de registros.
Guarde estes documentos organizados por pelo menos 5 anos.

4
Se a ampola controle e teste der positivo para o crescimento bacteriano, envolva em algodão e fita crepe e coloque dentro do envelope de papel de grau cirúrgico.

 

5
Descarte o conjunto (ampola, algodão e envelope) desmembrado após o ciclo de esterilização, em lixo comum, junto com a ampola teste negativa.

 

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você. Caso tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários!

Solicite um orçamento

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0